HC UFMG – Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

HC UFMG
HC UFMG

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais é um hospital universitário, público e geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, sendo referência no sistema municipal e estadual de Saúde no atendimento aos pacientes portadores de patologias de média e alta complexidade.

Inaugurado no dia 21 de agosto de 1928, o complexo hospitalar surgiu a partir do agrupamento de algumas clínicas ao redor da Faculdade de Medicina da UFMG. Nesse mesmo ano, foi iniciada a construção de um prédio central. Em 1955, o complexo hospitalar passou a se chamar Hospital das Clínicas.

Unidade Especial da Universidade Federal de Minas Gerais, o Hospital das Clínicas realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência em várias áreas da saúde. Para coordenar todas essas atividades, foi criada, em agosto de 1997, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

Unidade Especial da UFMG, o HC é campo de ensino para os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia.

A DEPE é o órgão de planejamento e acompanhamento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. É dirigida por um docente da UFMG nomeado pelo Diretor Geral e referendado pelo Conselho Diretor. Compete a essa diretoria zelar pela excelência das atividades acadêmicas produzidas no Hospital das Clínicas da UFMG, promovendo também eventos científicos de interesse do Hospital e capacitação de recursos humanos ligados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente o complexo hospitalar é formado por um edifício central, o Hospital São Vicente de Paulo e 07 prédios anexos para atendimento ambulatorial: Ambulatório Bias Fortes, Anexo de Dermatologia Osvaldo Costa, Ambulatório São Vicente, Hospital Borges da Costa, Hospital São Geraldo, CTRDIP Orestes Diniz, e o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, além da Moradia dos Médicos Residentes (Anexo Maria Guimarães).

O prédio principal localiza-se à Avenida Prof. Alfredo Balena, nº 110, Campus da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, no centro da região hospitalar de Belo Horizonte.

Integrado ao Sistema Único de Saúde -SUS- o HC atende a uma clientela universalizada, sendo que 100% dos pacientes são provenientes do SUS e cerca de 40% do total é proveniente do interior do Estado.
fonte:
http://www.hc.ufmg.br