O que é Residência Médica?

O que é Residência Médica?

O que é residência médica?

O que é residência médica?

Residência Médica é um termo utilizado para designar uma forma de pós-graduação destinada a médicos, realizada em instituições credenciadas pelo MEC e sob instrução de profissionais médicos altamente qualificados, geralmente com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

A residência médica é considerada a melhor forma da especialização médica no Brasil.

Teoricamente o termo Residência Médica só pode ser utilizado por instituições inscritas e aprovadas pelo MEC nesta modalidade. Desta maneira cursos de especialização que não sejam credenciados sob esta forma de ensino no MEC não podem utilizar este termo em seus cursos. “Lato sensu“, ainda que reconhecido pelo MEC, por exemplo, não é um curso de residência médica. Cursos de sociedades e conselhos médicos também não. Isso não impede completamente o registro do título de especialista nos Conselhos Regionais de Medicina (leia abaixo).

Segundo o CFM apenas cursos de residencia médica e títulos concedidos por conselhos de especialidades médicas podem ser considerados títulos de especialista.

“Em diversos informes aos médicos, o CFM tem destacado que cursos de pós-graduação lato sensu, ainda que reconhecidos pelo MEC, não têm valor para a atividade profissional e não habilitam ao médico se anunciar como especialista, tendo somente valor acadêmico.

Apenas duas formas podem levar o médico a obter a especialização: por meio de uma prova de títulos e habilidades das sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira e/ou por residência médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica.”

Segundo o MEC:

“Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.”

 

 

Fonte: MEC, CFM e meusnervos.com.br (imagem)

Theme by Anders Norén